segunda-feira, 20 de junho de 2016

Será o solstício de verão o dia mais feliz do ano?

 

Hoje às 23h34 inicia-se o verão. Mas neste que é o dia mais longo do ano, parece já haver motivos de alegria.


© iStock




O Solstício de Verão inicia-se hoje às 23h34. Mas hoje, o dia mais longo do ano no hemisfério norte, o sol nasceu às 6h12 e só se irá pôr às 21h05.

Mas será o verão a estação do ano que traz mais alegria? E é hoje o dia mais feliz do ano?

De acordo com Philip Gehrman, diretor do Behavioral Sleep Medicine Program da Universidade de Pensilvânia, de modo geral as pessoas ficam mais felizes no verão e por isso as horas extra de luz solar que o dia de hoje traz, e que se estendem para um verão 93,66 dias, até à chegada do Equinócio do Outono, às 15h16 de dia 22 de setembro, podem de facto trazer felicidade.

A luz é a sugestão mais forte para regular o ritmo circadiano - que inclui o ciclo do sono, as flutuações hormonais e a temperatura corporal e segue um padrão de aproximadamente 24 horas - e é capaz de ajudar a dormir e a acordar mais facilmente.

Por isso quando os dias têm mais luz e por mais tempo, tendemos a sentir-nos melhor, mais bem-dispostos e mais positivos.

Mas a Dra. Irina V. Zhdanova, professora de neurociência na Universidade de Boston avisa que os efeitos não são uniformes, uma vez que os ritmos circadianos variam de pessoa para pessoa.


Vânia Marinho
LifeStyle e Bem-Estar
Noticias ao Minuto