sábado, 4 de junho de 2016

A Escolha dos Óculos Certos



Para quem tem limitações na visão, os óculos são uma peça fundamental no cotidiano. Mas além de ser uma necessidade, o objeto também já virou item fashion. Não é à toa que sempre fica aquela dúvida de como escolher a armação certa, ideal para cada pessoa.




De acordo com o esteta óptico Miguel Gianinni, o mais importante na escolha é definir o perfil psicológico da pessoa. “Ela não pode se influenciar, tem de escolher aquele que realmente combina com a personalidade dela”, indica o especialista. Portanto, o essencial é se manter fiel ao seu estilo.

Como escolher a armação certa? Confira

Para definir qual é a armação perfeita para você, Gianinni traz algumas sugestões. “No caso de personalidades introvertidas, por exemplo, a recomendação é brincar com cores pasteis. Nesses casos, os óculos não podem falar mais alto do que a própria pessoa”, opina.

Já para os executivos, que precisam transmitir credibilidade através do visual, o expert sugere armações com mais textura, hastes largas e em tons escuros, como o preto. O esteta óptico sustenta ainda que não há especificidades na escolha da armação de acordo com diferentes tipos de rosto: largo, redondo ou comprido.





“Independente do formato do rosto, os óculos têm de vir em uma forma anatomica acima do nariz, a ponte precisa estar bem confortável”, sublinha. Já em relação às sobrancelhas, ele é veemente: elas devem estar totalmente livres, para abrir a expressão.

Mesmo nos modelos vintage gigantes, os arcos podem ficar até por dentro da lente, mas jamais escondidos. Um ponto positivo dos óculos é que o acessório tem autonomia. A cor, por exemplo, não precisa combinar com a roupa, o sapato ou a bolsa.

Mas o ideal, segundo Gianinni, é ter um kit com pelo menos três exemplares, para atender a diferentes situações sociais. Em relação aos modelos, alternativas não faltam: há o aviador, com lentes em formato de gota, o estilo gatinho, com as pontas longas e afinadas, além de outras variações geométricas de armações mais quadradas ou arredondadas. Escolha a que melhor se adapta a você.

Dicas para escolher a lente dos seus óculos
Antes de escolher o seu modelo de óculos, lembre-se de que a função principal dele é corrigir sua visão. Para isso, além de considerar o formato da armação, verifique se ele é confortável, de acordo com a sua necessidade.

Depois de ir ao oftalmologista e diagnosticar o grau correto dos óculos, é hora de visitar uma óptica. Mas fique atento: antes de definir a armação, é preciso ponderar se ela é compatível com as lentes necessárias para o seu problema de visão. Quem explica é a médica oftalmologista Marcia Beatriz Tartarella.

“Alguns tipos de lentes podem não ser adequados para todas as armações”, lembra ela. Portanto, é importante se informar sobre as diferentes marcas e tecnologias, identificando as que mais combinam com seu perfil.


Doutíssima