quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

POR QUE OS RUIVOS TÊM SARDAS ?



Por causa de uma mutação genética, que faz a feomelanina dos “cabelo-de-fogo” ser mais avermelhada que o normal.



Como você já deve saber, todos nós possuímos 23 pares de cromossomos, sendo 22 autossômicos e um alossomo. O alossomo é o que define se você será mano (cromossomo XY) ou mina (cromossomo XX).

Pessoas ruivas possuem uma mutação genética específica nos cromossomos que formam o par 16, que interferem na produção de dois pigmentos responsáveis pela coloração dos cabelos e pêlos - a eumelanina, de tonalidade acastanhada ou preta e a feomelanina, de tonalidade avermelhada ou amarelada.

Todo mundo possui os dois pigmentos misturados, mas alguns têm mais feomelanina e outros, mais eumelanina.

A tal mutação do gene 16 é quem faz com que a feomelanina dos ferrugens seja mais avermelhada.

Outro efeito colateral da mutação é a concentração desses pigmentos em certas partes do corpo, as sardinhas.

“Mas Interessante, eu não sou ruivo/a e tenho um monte de sardas. Explica?"

Explico. Em pessoas não-ruivas, essas pintinhas charmosas aparecem devido a uma defesa da sua pele à agressão do sol: ela se pigmenta para evitar que os raios solares penetrem (ui) na sua pele. Entendeu porque as pessoas geralmente ficam bronzeadas quando tomam sol? Então.
 Ah, este lance do bronze geralmente não se aplica à maioria dos ruivos. Eles não possuem pigmentos suficientes para se bronzear e acabam virando pimentões.


BÔNUS: Algumas curiosidades sobre os “arrotos-de-fanta”


1- O lugar do mundo com mais ruivos é a Grã-Bretanha. Só para você ter uma ideia, na Escócia, 10% da população é composta de gente com a cabeça vermelha.

2- Estima-se que existam cerca 70 milhões de ruivos no mundo, mas não há uma contagem exata deste número.

3- Os ruivos NÃO VÃO ACABAR! Há algum tempo circulou na internet uma história de que os ruivos estavam ameaçados de extinção, mas pouco tempo depois, vários especialistas desmentiram este boato.

4- Na maioria das vezes, sim, é tudo ruivo. Mas há alguns casos raros em que o tapete tem uma tonalidade um pouco diferente da cortina. 5-

Durante a Santa Inquisição, pessoas ruivas eram condenadas à fogueira por feitiçaria. A Igreja Católica acreditava que o Satã se manifestava através das pessoas de cabelo avermelhado.

6- No século XV, a gordura extraída de um ruivo depois de morto era um ingrediente muito procurado para venenos e feitiços.

7- Na Grécia Antiga, havia uma crença de que a presença de uma pessoa ruiva significava azar.

8- Ruivos possuem riscos maiores de desenvolver câncer de pele, Mal de Parkinson e Síndrome de Tourette. ;-/

9- De acordo com um estudo de DNA publicado pela  BBC, há grandes possibilidades de os homens de Neandertal eram ruivos.


Imagem: BBC de Londres


10- Ruivos possuem maior sensibilidade à dor e mais resistência a anestésicos e entorpecentes. E é a isso que os cientistas da Associação Dentária Americana atribuem um dado alarmante: ruivos evitam duas vezes mais ir ao dentista do que os não-ruivos.



Super interessante