quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

100 ANOS DE PUBLICAÇÃO DA VOGUE NO REINO UNIDO




Anne Gunning em Jaipur por Norman Parkinson, 1956 - vem ver mais do que você encontra na expô!


Muitos dos maiores fotógrafos do século 20 começaram a sua carreira fazendo editoriais de moda. Erwin Blumenfeld e Philippe Halsman, por exemplo, ganharam fama com suas fotos para publicações como “Harper’s Bazaar”. Halsman até inventou o seu próprio método, chamado jumpology, e criou retratos icônicos de personalidades como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn e Salvador Dalí – ele acreditava que o pulo de uma pessoa revelava a sua personalidade de forma espontânea!







Agora, uma exposição da National Portrait Gallery de Londres confirma que os grandes nomes da fotografia fashion fazem parte integral da história da fotografia moderna e contemporânea. “Vogue 100: A Century of Style” abre dia 11/02 e fica em cartaz até 22/05, com mais de 280 imagens icônicas comissionadas pela edição inglesa da “Vogue” pra celebrar o centenário da edição inglesa da revista. As fotos, algumas de coleções privadas, estão apresentadas em ordem cronológica invertida, das mais recentes às mais antigas em P&B, sendo que a última é, claro, de 1916.


Cliques de Cecil Beaton, David Bailey, Herb Ritts, Mario Testino, Nick Knight e Patrick Demarchelier revelam o quanto a revista esteve no centro de todas as mudanças culturais ao longo do século, seja no design, cinema, música e inclusive na emancipação das mulheres. O melhor exemplo disso foi a fotógrafa Lee Miller, única mulher credenciada pra seguir as Forças Aliadas durante a 2ª Guerra Mundial na Europa, reportando tudo com sua câmera – e era pra uma revista de moda, viu? Confira fotos que marcaram a história da moda e que vão ser exibidas na expô na galeria – é só clicar na imagem!


Carolina Cataldi Pedrosa, infohunter do site Lilian Pacce direto de Londres


Lilianpacce.com.br