quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O QUE É O GEOCACHING?



 tomkellyphoto



Gostava de encontrar um hobby de aventura que lhe permita partir à descoberta de várias regiões do mundo? O geocaching é a solução ideal. Se já conhece esta atividade excecional, percebe perfeitamente do que estamos a falar. Saiba o que é o geocaching e parta em busca do tesouro escondido.

O que é o geocaching

O geocaching é um jogo muito divertido de caça ao tesouro dos tempos modernos. Ele é praticado ao ar livre, exige a utilização de um Sistema de Posicionamento Global (GPS) e tem como objetivo principal a descoberta de tesouros que se encontram em caixas (conhecidas como “geocaches”) espalhadas em qualquer parte do mundo. Cada geocache contém um bloco de notas para assinar e registar a descoberta. Por outro lado, também pode incluir itens para troca mas, normalmente, a procura da geocache é a melhor recompensa.

Qualquer pessoa pode praticar o geocaching, independentemente da sua idade ou capacidade física, e não existe limite de participantes. Basta usar as coordenadas que estão publicadas no portal geocaching.com, encontrar as “caixas mágicas” que estão em todo o lado e relatar essa experiência online.

Atualmente, o geocaching é um passatempo cada vez mais popular e isso deve-se ao seu crescimento em todo o mundo. Existem milhões de geocaches escondidas em vários países diferentes e isso é suficiente para atrair cada vez mais praticantes.
Tipos de geocaches

As geocaches podem estar escondidas em qualquer parte. Elas podem estar perto da sua área de residência, debaixo de água ou podem estar simplesmente numa rua de uma cidade. Para saber onde elas se encontram, é preciso conhecer como é que elas são. Existem 4 tipos de geocaches:
A geocache tradicional

É o tipo de geocache mais utilizada. Este tipo de caixa tem, no mínimo, um livro de registos para que os praticantes possam assinar. As coordenadas que se encontram numa geocache tradicional correspondem ao sítio onde ela se encontra escondida.
A geocache multi-cache

Este tipo de geocache envolve duas ou mais localizações distintas. A primeira geocache possui as coordenadas da geocache seguinte e assim sucessivamente até encontrar a geocache final.
A geocache com enigmas ou caches puzzle

Este tipo de geocache envolve a descodificação de enigmas ou de puzzles. Estes deverão ser desvendados para que os praticantes obtenham as coordenadas finais da geocache principal.
A geocache de eventos

Um evento de geocaching pode ser organizado por geocachers locais ou associações de geocachers, com o intuito de promover o convívio e estreitar laços de amizade entre todos os elementos da comunidade. A localização do evento é fornecida pelas coordenadas publicadas.

O geocaching como passatempo

O geocaching é um passatempo excelente para todos os que procuram um motivo para estar fora de casa. Esta atividade combina a tecnologia (GPS) com a aventura e diversão e é uma forma excecional de explorar novos locais ao ar livre que estão perto ou longe de casa. Se pretender, pode praticar geocaching ao fazer campismo, BTT, trekking ou qualquer outra actividade, de modo a ter uma experiência ainda mais divertida e enriquecedora.
Como praticar o geocaching

O geocaching é uma atividade de aventura de fácil realização. Para a praticar com sucesso, é necessário seguir os 8 passos seguintes:
-Visitar o portal geocaching.com e criar uma conta gratuita.
-Escolher a opção “Esconder e procurar”.
-Introduzir uma morada, código postal e país para procurar as geocaches que se encontram mais próximas de si e da zona que pretenda pesquisar.
-Selecionar uma geocache da lista e clicar no respetivo nome.
-Colocar as coordenadas no seu GPS. Esta atividade dispensa o uso dos mapas de orientação.
-Utilizar o seu GPS para encontrar a geocache escondida.
-Assinar o livro de registos da geocache e colocá-la novamente no local onde a encontrou.
-Partilhar as histórias e as fotos da sua aventura online.


Bússolas.com