sábado, 9 de janeiro de 2016

MORREU A. COURRÈGES, ÍCON DA MODA






Ícone do Space Age na moda, Andre Courrèges morre aos 92 anos

andre courrges morre aos 92 anos 2

Um dos pioneiros da moda, Andre Courreges morreu em sua casa, aos 92 anos, na quinta (07.01) após uma luta de 30 anos contra o mal de Parkinson. Em um comunicado, o presidente da França, François Hollande, descreveu o estilista como um designer revolucionário.
Courreges clama para si a invenção da minissaia no início dos anos 1960. Ele abriu sua marca em 1961 e virou um dos ícones do que ficou conhecido como a era Space Age na moda, tornando-se um dos principais nomes da década. Brigitte Bardot, Catherine Deneuve, Jackie Kennedy estavam entre as musas que vestiam suas criações, como as famosas saias plásticas e minivestidos com recortes geométricos.
Courrèges trabalhou na balenciaga por 10 anos antes de ser abrir sua própria marca. Desde o início viu sua 
carreira deslanchar, com referências a arquitetura e à tecnologia, mostrando que era um vanguardista cujas criações são cultuadas até os dias de hoje. No site da marca, há uma frase sua que diz: “Se meu assunto é a mulher, talvez eu faça um vestido para ela. mas, às vezes, um vestido apenas não é suficiente para comunicar todas as emoções que eu gostaria. Então tento expressar minhas ideias através de outros meios, como a arquitetura”.
Ele deixou a marca em 1994 e desde então a marca só existia através de uma linha de perfumes licensiados. A maison voltou à cena da moda em 2014, pelas mãos dos estilistas franceses Arnaud Vaillant e Sébastien Meyer. O ateliê que fundou em sua cidade natal, em Pau, foi renovado há três anos e hoje é o centro de criação dos protótipos da grife.