domingo, 31 de janeiro de 2016

É perigoso ser vegetariano?








Será que uma alimentação vegetariana tem riscos associados?
Ou será a chave para reduzir o risco de doença?
  
É muito comum ouvirmos que as dietas vegetarianas são bastante saudáveis e com imensos benefícios mas será que é mesmo assim? A pesquisa cientifica demonstra-nos que uma dieta vegetariana bem planeada pode ser muito saudável. Este tipo de alimentação é composto por muitos alimentos pobres em gordura e mesmo quando a possuem são gorduras saudáveis para o nosso organismo. São muito ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais e fito químicos.

A Nutrition and dietetic academy concluiu que uma alimentação vegan ou vegetariana pode reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares, cancro do cólon, pulmões, diabetes, hipertensão, obesidade e uma série de outras condições patológicas. A chave está em ser inteligente e organizado. Qualquer dieta que sobrevaloriza determinados grupos de alimentos e limite outros pode não ser saudável e causar problemas:

Caso não tenha cuidado com a carência de determinadas vitaminas e nutrientes, está mais susceptível e em risco para sofre de problemas de saúde. 

Muitos vegetarianos ou vegans não fazem no entanto escolhas equilibradas ou saudáveis. Não apenas pelo facto de evitar carne ou produtos de origem animal, mas pelo consumo de imensos alimentos processados, ricos em açúcar.

Como vê ser vegetariano não significa necessariamente ser saudável. O maior erro que um vegetariano pode cometer é a remoção de alimentos como a carne, lacticínios, ovos e a sua não reposição com alimentos de semelhante valor nutricional mas de origem vegetal. Cada grupo alimentar removido deve sempre ser equilibrado com outro alimento de igual valor, assim deve: Substituir carne ou outras fontes proteicas de alta qualidade como o tofu, feijão, soja, seitan Substituir os produtos lácteos por outros similares mas de origem vegetal como o leite amêndoa, o leite de arroz ou o mais famoso, o leite de soja. Existem ainda um conjunto de nutrientes que podem estar em falta numa alimentação vegetariana, como a vitamina B-12, bastante difícil de encontrar em alimentos vegetais. Assim uma dieta vegetariana pode ter muitos benefícios para a sua saúde, mas requer uma atenção redobrada e um controlo a nível de carências nutricionais muito maior. 




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