terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Café ou Chá?


Será que uma bebida é melhor do que a outra?
O chá e o café são duas bebidas cheias de história. Mas, qual será a melhor para a saúde?


 


Depois de comparar os prós e contras do vinho e da cerveja para a saúde, a BBC volta a comparar duas bebidas internacionalmente apreciadas: o chá e o café. Será que uma é melhor do que a outra?

Esta foi a questão colocada e que deu origem a uma série de comparações nos aspectos mais comuns em que as bebidas (à sua maneira) são protagonistas.

No que toca ao ‘factor alerta’, por exemplo, o café ganha vantagem na hora de escolha. Contudo, o café não desperta mais do que o chá, embora possa conter até o dobro do nível de cafeína.

Segundo um estudo levado a cabo pela Unilever, tanto o chá como o café deixam o consumidor em estado de alerta, não existindo, também, diferenças no que toca o tempo de concentração que ambas as bebidas provocam. Para já, temos um empate.

E por falar em cafeína, esta é uma das principais inimigas da qualidade do sono, mas, aqui, é o café o principal agente perturbador.

Segundo a BBC, o café consegue interferir de uma forma mais significativa na qualidade do sono do que o chá, fazendo com que as pessoas tenham uma maior dificuldade em adormecer, como concluiu um estudo da Universidade de Surrey. Neste caso, o chá assume-se como a melhor opção.

Para evitar as manchas nos dentes, o café é a melhor opção, uma vez que provoca manchas menos intensas do que o chá.

Na hora de procurar a calma, a BBC volta a declarar um empate: embora o chá seja bom para relaxar, o café tem efeitos benéficos a longo prazo a nível mental, diz a publicação destacando dois estudos científicos que, separadamente, colocaram o chá e o café como duas bebidas preventivas da depressão.

E agora a questão mais importe: entre o chá e o café, qual é o melhor para a saúde? Pois bem. Aqui, surge novamente um empate e por bons motivos: ambas estimulam o metabolismo, previnem doenças, regulam os níveis de açúcar no sangue (prevenindo a Diabetes), protegem moderadamente o coração (aqui, mais o café) e previnem o aparecimento de cancro (mais o chá).



Noticias ao Minuto