terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Dia Internacional do Chá


Hoje é o Dia Internacional do chá. Já bebeu o seu?
Celebra-se esta terça-feira o Dia Internacional do Chá. Conheça os prós e os contras desta bebida.

 


Consumido e apreciado em todo o mundo, o chá torna-se protagonista nos dias mais frios. Reconfortante, quente, aromático e social. O chá nunca sai de moda e celebra-se hoje o seu dia.

Antioxidante, anti-inflamatório, diurético. Estes são, conta a Time, apenas três dos muitos benefícios que o chá traz à saúde.

O chá ajuda ainda a combater o cancro, reforça a densidade óssea, melhora o desempenho cognitivo e reduz significativamente o risco de acidente vascular cerebral.

Mas, como qualquer outra bebida, o chá tem também alguns contras. Segundo a Time, o principal está no facto de manchar os dentes, situação também associada ao consumo elevado de café.

Outro aspecto negativo do consumo de chá está associado ao impedimento de absorção de ferro por parte do organismo, função que fica comprometida quando o consumo da bebida é elevado. Conta um estudo de 1982 que beber chá após as refeições reduz a absorção de ferro em 62%, enquanto o café representa um impedimento de apenas 35%.

Os níveis de cafeína presentes em alguns tipos de chá, como o preto e verde, podem também ser prejudiciais à saúde.

Como beber chá de uma forma saudável

Diz a Time a melhor forma de tirar o máximo proveito dos benefícios do chá é ingeri-lo sem qualquer adição de açúcar. Mel, gengibre, canela ou limão são a forma mais natural de adoçar esta bebida, que se serve tanto quente como fria.

Clique aqui e conheça qual o melhor chá para si.