domingo, 22 de novembro de 2015

POR QUE BEBER CAFÉ?

O Café no Cérebro

JC Jornal da Cidade 

Em nosso cérebro a cafeína se liga a receptores neurais onde normalmente se ligam as adenosinas. Essas adenosinas são responsáveis por amortecer a atividade cerebral. Deixam você molenga.  Elas é que fazem você dormir em cima do teclado ou derrubar o livro na cara.

sleepy cat 3
É a Adenosina que dá moleza
Sem dar espaço para elas, a cafeína liga-se ao seu cérebro e causa o efeito inverso. Ela estimula você. Conectada ao seu cérebro ela estimula a produção de dopamina, o hormônio do prazer. Deixa você excitado, energético, com os receptores nervosos ativos. Por isso, o café deixa você atento. Essa percepção melhorada tem sido relacionada até com a diminuição de acidentes de trânsito.

Finalmente, enquanto elas estão conectadas ao seu cérebro, impedem a influência de fatores que causam degeneração neural. Elas mantêm sua memória  saudável, e protegem seu cérebro contra os fatores que causam a Doença de Parkinson e Alzheimer.

O café no Corpo

O café é um estimulante cardíaco e vascular. Ele aumenta a força muscular e diminui a incidência de danos e dores nos músculos . Também aumenta a queima de gordura. É considerado o energético mais poderoso. Mais poderoso que bebidas energéticas sintéticas.
 A respeito do coração, o café tem “personalidade feminina“. Se usado moderadamente, aumenta a saúde do coração. Se abusar dele, aumenta a chance de ataques cardíacos. Exatamente como as mulheres fazem…(calma moças, é brincadeira…).

Antioxidante – O Segredo da Longevidade

Certas substâncias com o tempo desgastam nosso organismo. Isso chama-se envelhecer. E o café traz ao seu corpo o  ácido clorogênico, que acaba com essa galera antes deles começarem a prejudicar. Por isso, é tão bom começar o dia com café. Você já enche o corpo com um exército antienvelhecimento.

Ainda é…
  • supernatural cofeAntidepressivo natural – Combate a depressão. Está relacionado até com a diminuição de impulsos suicidas.
  • Café mata bactérias na boca e combate mau hálito.
  • Combate a diabetes (desde que você não encha o café de açúcar).
  •  Definitivamente, você deveria ser um adepto do café. Ser um bom tomador de café reduz de 40 a 60% o risco de vários tipos de câncer, principalmente câncer de Mama, próstata e fígado.
  • Beber café faz você parecer chique e bonitão…

Todos esses benefícios são obtidos quando você inclui o café na sua dieta, tomando todos os dias. Não se sabe ao certo o porquê, mas os benefícios têm potencial maior em mulheres. Acredita-se que  a razão esteja relacionada aos hormônios femininos.

 Quem pode tomar café?

Todo mundo. A questão é quanto. Pessoas que têm má digestão, insônia, gestantes, mulheres na menopausa e idosos, têm hipersensibilidade a seus efeitos. Devem consumir pouco café.

 O que pode ser ruim no café?

Existe apenas um grande malefício relacionado ao café: Excesso.
O excesso irá transformar todos os benefícios em efeitos indesejados.Tomar muito café pode causar taquicardia, dores de cabeça, gastrites, irritabilidade do cólon, e insônia. Escurece os dentes, principalmente se o indivíduo é fumante. Aumentará o colesterol, risco de ataques cardíacos, diabetes e osteoporose.  Levará também o indivíduo a ter síndromes de cansaço e fadiga.  Em altas dosagens pode causar arritmia e alucinações. Por isso, cafeína rima com  cocaína. Ambas têm efeitos semelhantes (mas a cafeína é menos mortal).
O uso de cafeína isolada (um pó branco semelhante à cocaína) levou à morte um adolescente saudável nos Estados Unidos, em maio deste ano. Dificilmente você morrerá com uma overdose de café (seria preciso mais de 2 litros), mas experimentará graves efeitos indesejáveis.