quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O MAIOR DIAMANTE ROSA DO MUNDO

"Pink Star", maior diamante rosa do mundo, vai a leilão 

O diamante rosa Pink Star pode ser leiloado por mais de 60 milhões de dólares.
O diamante rosa Pink Star pode ser leiloado por mais de 60 milhões de dólares. 
REUTERS/Ruben Sprich

A casa de leilões Sotheby’s apresentou nesta quarta-feira, em Genebra, um diamante rosa excepcional, que será leiloado dia 13 de novembro, na Suíça. A expectativa é que o Pink Star (Estrela Rosa), de 59,6 quilates, alcance um valor recorde acima de 60 milhões de dólare.

O diamante pesa 11,92 gramas, o que representa um preço de cinco milhões de dólares por grama, ou um milhão por quilate, de acordo com as estimativas da Sotheby’s. De acordo com a casa de leilões, trata-se do diamante rosa oval mais bem cotado nas categorias “fancy vivid pink” e “internally flawless”, termos da gemologia para designar a intensidade da pedra assim como sua pureza. Os diamantes rosas são classificados em cinco cores, de acordo com a intensidade. O “fancy vivid” está no topo da escala.
Montado em forma de anel, o Pink Star foi apresentado em um palacete suíço cercado de segurança reforçada. O Pink Star tem o dobro do tamanho do Graff Pink, outro diamante rosa vendido em leilão pela Sotheby’s em 2010. A pedra, de categoria 3 na escala dos diamantes rosa (“fancy intense”), alcançou 46,2 milhões de dólares. Esse recorde pode ser batido pelo Pink Star, descoberto em 1999 em uma mina de diamantes na África pela companhia De Beers.
O Pink Star fez parte de uma exposição reunindo os sete diamantes mais importantes do mundo, que aconteceu no museu Smithsonian, de Washington, em 2003.

R.F.I.