segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O DEUS PÃ


Deus dos bosques


Dentro da lógica da mitologia grega, Pã é o deus dos bosques, bem como também dos campos, dos rebanhos e dos pastores, sendo o protetor de tudo que tem relação com estas coisas.




Segundo as lendas que compõem a mitologia grega, o deus Pã costumava residir nas grutas localizadas nas florestas, sendo também um andarilho que vagava pelas montanhas e pelos vales, sempre procurando por caça, ou então procurando por diversão, dançando com ninfas alegremente.
Como ele é representado?

Para os que ainda não o conhecem, o deus Pã é representado sempre com chifres, orelhas e pernas de bode, trazendo características de fisionomia de um ser humano, bem como seu tronco também.

Por ser um verdadeiro amante da música, o deus Pã sempre é retratado em representações artísticas trazendo em suas mãos uma flauta, que costumava tocar alegremente para os animais da floresta.

A associação com o pânico
O que pouca gente sabe é que o deus Pã, apesar de alegre e amante da música, também era muito temido por todos que precisavam atravessar florestas e bosques, especialmente quando estas travessias se davam à noite.

As trevas e a solidão acabavam fazendo com que as pessoas ficassem aterrorizadas, com muito medo súbito e sem explicação aparente, que quase sempre eram associados ao deus Pã.




Por este motivo, a palavra pânico, que hoje se refere a este tipo de pavor repentino, acabou surgindo, derivando do nome deste nem sempre tão simpático deus grego.

Além do nome Lupércio, os romanos também o conheciam pelos nomes de Fauno ou Silvano, e sempre o associaram ao mundo como um todo, por ser ele, uma representação perfeita do que se entende por natureza e universo.
A flauta de Pã
Famoso por sua flauta, segundo as lendas, Pã teria se apaixonado por uma Náiade chamada Syrinx, que, por sua vez, o rejeitou pelo fato de este não ser nem homem, nem bode.

Pã à perseguiu, e Syrinx acabou por pedir às ninfas que a transformassem em algo para disfarçá-la, ao passo que elas a transformaram num caniço.

Ao encontrá-lo, Pã assoprou-o, percebendo que havia um som lindo saindo dele, e foi assim que nasceu a flauta de Pã.

Fonte: http://www.colegioweb.com.br/curiosidades/quem-e-o-deus-pa.html#ixzz3qKoIpd7t