terça-feira, 6 de outubro de 2015

Porque conhecer Paris no outono/inverno





Jardim Luxembourg no outono. Maglara no Shutterstock

Você está planejando conhecer Paris? Abaixo nossa listinha das razões para conhecê-la no outono e inverno.
Você poderá andar e flanar com mais facilidade porque a cidade fica um pouco mais vazia. Paris é sempre lotada, mas após as férias de verão os monumentos e locais turísticos se esvaziam um pouco. Mesmo assim aconselhamos você a comprar seus tickets com antecedência (clique aqui).



Paris no inverno. inewsfoto no Shutterstock

Você terá uma excelente desculpa para tomar chocolate quente, comer todas as pâtisseries deliciosas, provar os crepes vendidos nas ruas da cidade. Se estiver no Marais, vá degustar profiteroles na loja Profiterole Chérie (leia aqui). Se estiver perto da rue Saint Honoré, não perca o melhor chocolate quente de Paris, o do chef Jean Paul Hévin (leia aqui). E em Saint Germain, conheça a deliciosa Maison du Chou, onde degustará esta pâtisserie hiper famosa e conhecerá a praça mais bonita da cidade (leia aqui).



Loja La Cerise sur le Chapeau

Você terá enfim ocasião para usar casacos, botas, cachecóis e chapéus elegantes. Por falar em chapéus, você poderá comprá-los nas lojas de departamentos, nos vendedores ambulantes do boulevard Haussmann ou da rue Rivoli, na frente do Louvre. Se quiser um chapéu mais elegante eu adoro os montados na hora pelo loja de Saint Germain chamada La Cerise sur le Chapeau (leia aqui). E não deixe de ler nosso artigo sobre como se vestir no inverno parisiense (clique aqui).



Chocolate quente no Tuileries. Ekaterina Pokrovsky no Shutterstock

Você vai conhecer os parques e jardins de Paris com as maravilhosas cores do outono. Compre um crepe, um café ou um chocolate quente e se instale no Tuileries, no Palais Royal ou no Luxembourg e admire todas as cores outonais. O parque de Versailles também estará maravilhoso com cores que variam do amarelo claro até vermelho escuro.



Cogumelo do outono: cèpes

Você vai adorar os cogumelos do outono. Se sua estadia em Paris é curta você não terá tempo para participar de um passeio nos bosques para colher cogumelos (leia aqui). Mas você os verá nas feiras e nos mercados parisienses. Você os encontrará também em todos os cardápios de bistrôs e restaurantes. Escolha o rei dos cogumelos do outono, o cèpe. Ou então a girolle. Todos os dois são deliciosos como entrada ou como acompanhamento.



Paris no inverno. Maria Sbytova no Shutterstock
Você vai aproveitar das varandas dos cafés e bistrôs de uma outra maneira. No verão, todas elas estão abertas servindo cervejas, champanhes e vinhos brancos. A partir do outono, quando o termômetro começa a descer, pedimos bebidas quentes, vinho tinto e, em casos extremos, conhaque. Nos instalamos ao lado dos aquecedores onipresentes ou nos enrolamos nas mantas oferecidas pela casa.



Teto Opera de Paris. WJY8467 no Shutterstock

Você terá uma agenda cultural fabulosa. A partir do outono e até o final do inverno a estação cultural estará no auge. Você encontrará grande oferta de espetáculos, concertos e exposições. Exatamente o que não acontece no verão, durante os meses de julho e agosto.



Patins no Gêlo. Artesia Wells no Shutterstock

Você poderá patinar no gelo nas inúmeras pistas parisienses. Umas enormes, outras pequenas e confidenciais. A mais conhecida é esta acima, ao lado da prefeitura da cidade, o Hotel de Ville.



Paris no inverno. BlackMac no Shutterstock
Você verá Paris mais bela do que nunca. As árvores perdem suas folhas e a cidade sobressai nas suas cores acinzentadas. Paris é linda na primavera e no verão. Mas no inverno seu aspecto mineral destaca-se e as árvores adquirem formas geométricas interessantes.



Paris no inverno. Ekaterina Pokrovsky no Shutterstock

Você verá Paris toda enfeitada para as festas do fim do ano. A iluminação da avenida Champs Élysées é sempre bonita, assim como a da avenida Montaigne. E não deixe de admirar, após o pôr do sol, a decoração das vitrines das lojas de departamento do boulevard Haussmann.
E, o principal, nos meses mais frios, final de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro – fora dos períodos do Natal e Réveillon – o preço das diárias dos hotéis e dos apartamentos caem.

Aproveite bem de Paris nos próximos seis meses.

Na nossa lojinha você pode comprar ingressos para passeios de barco pelo rio Sena, para o Arco do Triunfo, para subir nas torres da Notre Dame, para a Saint Chapelle, para o Panteão, para o Mont Saint Michel e outros. Veja aqui.