segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A IMPORTÂNCIA DO ABRAÇO





Quando foi a última vez que tiveste um abraço? Não digo um daqueles abraços falsos, um bocado forçados, tipo saudação social, mas um verdadeiro abraço, sincero, honesto e bom? Espero que não tenha sido há muito tempo. Nunca subestime os benefícios de um abraço. Um abraço pode fazer-nos sentir muito melhor e contribuir para o nosso bem-estar, verdadeiramente. Os Abraços realmente têm um poder incrível!

Provavelmente já experimentaste muitas vezes quando eras uma criança e te magoavas ou esfolavas um joelho, um abraço confortante da tua mãe ou do teu pai, instantaneamente tornou as coisas melhores. Ou quando confrontado com um trauma emocional, como por exemplo o fim de uma relação, um abraço de um amigo ajuda bastante. Qual é uma das primeiras coisas que costumamos fazer quando alguém perto de nós está a sofrer? Nós oferecemos um abraço. É instintivo e cura. Um abraço pode fazer-nos sentir muito melhor e contribuir para o nosso bem-estar.



Mesmo quando não há ninguém por perto para nos abraçar ou para abraçarmos, podemos obter algum conforto abraçando uma almofada, um animal de estimação, um peluche ou mesmo uma árvore. Quantas vezes já viste uma criança a abraçar um urso de peluche ou a sua boneca favorita? Isso dá-lhes uma sensação de segurança e fá-los sentir melhor. Embora a maioria dos adultos não admita isso, eles também provavelmente tem um objecto favorito para recorrer ou um animal de estimação, quando não há parceiro abraço humano nas proximidades. Os Abraços são terapêuticos!

A famosa frase de psicoterapeuta Virginia Satir, “Precisamos de quatro abraços por dia para sobreviver. Precisamos de oito abraços por dia para nos manter. Precisamos de doze abraços por dia para crescer. “Se esses números exactos foram cientificamente comprovados não sei mas há uma grande quantidade de evidências científicas em relação à importância dos abraços e do contacto físico.

Investigadores da Universidade da Carolina do Norte descobriram que mesmo um breve abraço – tão pouco quanto 20 segundos – dado pelo parceiro, pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol que contribuem para o stress. Além de diminuir os níveis de stress, os abraços também influenciam a redução da pressão arterial. Aparentemente, um abraço faz o seu coração bom de muitas maneiras!

Ser Único