quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A moda dos livros de colorir para adultos






O conceito é simples e chama-se arteterapia. E está a ser tão "viral", que fez que entre os 12 livros mais vendidos nos Estados Unidos metade sejam álbuns para colorir.

O livro que está em primeiro lugar intitula-se Jardim Secreto e é da autoria de Johanna Basford, que é definida como "uma ilustradora que cria intrincados desenhos à mão, com inspiração na fauna e flora que rodeiam a sua casa na Escócia." A autora de sucesso na Amazon considera que a arteterapia que estes livros permitem é parecida com a situação de se desligar do mundo: "É criativo e não assusta como uma folha em branco. Para muitas pessoas, um livro para colorir satisfaz a nível artístico e acrescenta um toque de nostalgia. Além de que, com o sucesso destes livros, o adulto não precisa de fazer como em criança, muitas vezes à noite antes de dormir e às escondidas dos pais, porque atualmente é uma prática socialmente aceite."

Portugal não foge a esta nova moda editorial e a editora Lua de Papel vai ser a primeira a publicar um destes livros para colorir: Mindfulness - O Livro de Colorir. Como subtítulo tem a frase Terapia anti-stress para toda a família. Um volume que surge no seguimento do enorme sucesso verificado com um outro título publicado pela mesma editora, o livro de auto ajuda Mindfulness - Atenção Plena, de Mark Williams, autor que veio recentemente a Portugal de propósito promover o livro que já se encontra na terceira edição.