sábado, 18 de julho de 2015

O Fogão




"Tal como a cama, o fogão é dos elementos mais importantes da casa.
Ancestralmente o fogo para cozinhar e aquecer a casa situava-se no centro. Onde a matriarca da casa o mantinha aceso para nutrir e aquecer toda a família. Era o coração da casa. Sem esse fogo transmutador a casa era considerada vazia e sem amor.
O significado original da palavra altar deriva desta configuração da casa, estando intimamente ligada ao conceito de fogo feminino central para nutrir o ambiente familiar.

O fogão está ligado à nossa capacidade de auto-cura. A transformação das nossas emoções em comida alimenta-nos fisícamente. A acção de cozinhar faz realmente a ponte entre espírito e o físico, um sendo alimento do outro.

Hoje em dia existem muitas formas de cozinhar, por indução, por electricidade, etc. No entanto, em termos de feng shui, o fogão, que simboliza esse fogo sagrado e alquimico, é ideal que seja a gás, onde se produz e mantém um chama real.

É importante observar o comportamento deste “coração pulsante”.
Tenho algum bico de fogão que tenda a entupir? Funciona bem? ou mal? Gosto de cozinhar? Uso o fogão? Limpo-o frequentemente?

Um excesso de energia fogo na minha vida pode tornar-me demasiado cansada, pois estou constantemente a dar o máximo. Se por outro lado tenho falta desta energia, pode-me faltar a paixão para mudar, concretizar ou alterar a minha vida.

SEIS SUGESTÕES A TER EM CONTA:
1) O fogão deve estar sempre a funcionar na perfeição. Mas mais importante é ser usado! Se eu não fizer uso desta ferramenta que me ajuda no meu processo de auto-cura, facilmente coloco a responsabilidade da minha próprio cura nas mãos de outros;
2) O fogão deve estar colocado numa zona de teto alto, devendo evitar vigas sobre ele, pois pode tornar a comida demasiado concentrada;
3) Evitar ter fogão de costas para a porta de entrada da cozinha, simplesmente por uma questão de comodidade do cozinheiro. Pode contornar-se esta situação colocando espelhos em frente ao fogão, que servem para quem cozinha não seja surpreendido;
4) Deve evitar-se ter o fogão de frente para a porta da casa de banho, a comida pode ficar “envenenada”. Se tiver esta situação o ideal é manter a porta da casa de banho sempre fechada;
5) Simbolicamente a riqueza de uma casa é contabilizada pelo número de bicos do fogão!Quantos bicos, a funcionar, tem o seu fogão?
6) É melhor se houver uma distinção entre o espaço de comer e o espaço de cozinhar. Se estiver tudo junto a vida pode ser muito agitada e sem tempo para nada.

Boas refeições!"

Visto em: http://serpentedalua.com/