segunda-feira, 6 de julho de 2015

Beneficios da Lavanda para o corpo e mente








"A lavanda, também chamada de alfazema, é linda, cheirosa e tem uma cor encantadora, tudo isso a gente já sabe! Mas além do cheiro e da beleza, você sabe quais são os benefícios da lavanda para o corpo e a mente?
O mais conhecido deles é o combate ao estresse e a ansiedade. A lavanda ajuda a relaxar, sabia? Mas há muitos outros benefícios, veja aqui alguns deles e saiba como tirar o máximo proveito desta maravilha!

Propriedades da lavanda

A lavanda tem diversas propriedades, como por exemplo, ação antifúngica, analgésica, anti-inflamatória, bactericida, sedativa e cicatrizante.
óleo essencial de lavanda é um dos poucos que pode ser aplicado diretamente sobre a pele. Este óleo tem sido usado há anos para ajudar a aliviar dores de cabeça causadas por problemas emocionais, tensão muscular, irritações na pele, combate à queda de cabelo e a oleosidade do couro cabeludo e, principalmente, para ajudar a tratar estresseansiedade e dificuldades para dormir. Veja aqui alguns dos benefícios da lavanda para o corpo e a mente.

Como usar a lavanda

Há diversas formas de uso, aqui abordaremos apenas algumas com o óleo de lavanda essencial e as flores secas da lavanda.

Para dormir bem

 Antes de dormir, tome um banho de banheira acrescentando à água uma mistura de 1 colher de café de óleo essencial de lavanda e uma xícara de leite. Fique lá relaxando por 20 minutos, além de ajudar a relaxar e acalmar, também contribui para aliviar as dores musculares e de cabeça!
Outra opção é fazer em você mesma uma massagem pós-banho com 2 gotinhas de óleo essencial de lavanda misturados a 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas. Depois da massagem, passe pela ducha morna, só para enxaguar de leve! Uma terceira opção é colocar flores secas de lavanda no recheio de uma máscara de dormir ou travesseiro!

Para combater a oleosidade do couro cabeludo e a queda de cabelo 

Massageie 2 gotinhas de óleo essencial de lavanda no couro cabeludo, 2 x por semana, deixe agir por 1 hora (sem ir ao sol) e depois lave normalmente.

Para dor de cabeça de fundo emocional 

 Massageie uma gotinha de óleo essencial nas têmporas.

Para equilibrar o humor

Borrife na casa um pouco de óleo de lavanda, em 1 litro de água misture de 5 a 8 gotinhas. Depois é só borrifar.

Para a pele

Levou uma picada de inseto, tem acne leve, pele muito oleosa? Aplique uma gotinha de óleo essencial de lavanda (não se exponha ao sol), ele vai ajudar a prevenir infecções e a cicatrizar mais rápido, além de regular a oleosidade.

Para combater cólicas menstruais

Faça compressas na região com a seguinte mistura: 10 gotas de óleo essencial de lavanda para 2 l de água morna. Aí é só ir trocando a compressa durante uns 20 minutos.

Para pés e pernas inchados 

Faça um escalda-pés misturando 10 gotas de óleo essencial de lavanda, uma colher de sopa de sal grosso e água. Deixe os pés de molho durante 15 minutos, depois é só ir dormir."
Visto em: http://lar-natural.com.br/