sábado, 18 de julho de 2015

A Cama






"A Cama é das peças mais importantes de uma casa.
Nela passamos cerca de 1/3 da nossa vida.
Dormimos, descansamos, lemos, conversamos, partilhamos e envolvemo-nos física, emocional e espiritualmente com outra pessoa.

É o um espaço íntimo e privado.
Quando dormimos (bem) estamos a reciclar a nossa energia. Baixamos as nossas defesas do dia a dia e fluímos pela noite fora. Somos invadidos pelo nosso inconsciente, mergulhando nas metáforas e símbolos dos nossos sonhos. É necessário que assim seja de forma a descansar e transformar o nosso qi pessoal para o novo dia seguinte. Como tal a Cama onde dormimos diz muito sobre nós.

Primeiro que tudo é preciso perceber se durmo bem ou mal, se tenho insónias, ou pesadelos, ou se tenho o sono pesado ou leve. Tudo isso nos dá pistas sobre a qualidade do qi no quarto e na Cama.

SEIS QUESTÕES A TER EM CONTA:
1) Espelhos que reflitam quem dorme – Os espelhos aceleram o qi, não deixando espaço para um sono profundo e reparador.
2) Acumulação debaixo da cama – Não deixa o qi fluir livremente pela divisão, podendo mesmo, bloquear a fluidez do nosso sono. Um sono bloqueado pode traduzir-se em sonhos “sempre iguais” ou imagens que se repetem infinitamente todas as noites.
3) Camas de metal – O metal faz com que o qi acelere bastante, provocando um sono instável ou mesmo insónias. Dormir muitos anos numa cama deste material pode mesmo causar danos na saúde, devido à instabilidade constante do qi na altura de dormir.
4) Não gosto da minha cama! – Durmo numa peça de mobiliário da qual não gosto? Acho-a desconfortável? Feia? Como posso dormir bem numa cama que não gosto? Mesmo que seja feita de “bons” materiais, se eu não gostar dela não justifica mantê-la.
5) Camas herdadas – De onde veio a minha cama? Sei a sua história? Ainda durmo na minha cama de casada? É preciso tentar saber a história da cama de forma a evitar repetição de padrões de vida.
6) Camas sem cabeceira – Ter uma boa cabeceira é extremamente importante para ter um sono realmente reparador. Em termos de saúde ajuda também a manter o equilíbrio.
7) O que vejo enquanto estou deitada? – Uma parede branca? Uma janela? Um armário desarrumado? Um quadro que não gosto? O que tenho em frente à cama reflete o que pretendo para a minha vida. É, por isso, importante ter algo em frente que me inspire nos profundos momentos de adormecer e acordar.

Bons sonhos!"

Visto em: http://serpentedalua.com/