domingo, 21 de junho de 2015

Vaidade Feminina



Foto retirada de uma pag.do Facebook


Hoje num intervalinho entre uma paciente e outra me deparei com esse texto da Clarice Lispector, trecho do livro Só para Mulheres (ed. Rocco) :

" Você é moralmente antiquada a ponto de achar vaidade feminina uma frescura? Você já devia saber que as mulheres querem se sentir bonitas para se sentirem amadas. E querer sentir-se amada não é frivolidade...".

Verdade, quem vai discordar . E tem ainda outro argumento importante : o mercado da beleza gera emprego, renda, etc, etc. Mas eu, como trabalhadora e estudiosa da beleza, tenho minhas opiniões e também preocupações sobre o universo da vaidade (num mundo onde o belo e o esteticamente perfeito é valorizado acima de quase todas as coisas).

Acredito que a melhor parte de ser uma pessoa que cuida da aparência é que em certos momentos não precisamos nos preocupar com a aparência!!

Por exemplo: Pra que se preparar para o verão (meninas lêem : ficar magra, firme e com o mínimo possivel de celulite) ? Pra não se preocupar com isso lá na praia , na piscina, na viagem... e curtir o que realmente interessa e é muito mais importante do que o estado físico do seu glúteo (Brincar com seu filho, namorar seu marido, curtir uma cervejinha com seus amigos!!!)

Se não for pra isso, pra que vaidade?
Pra que tantas horas no cabeleireiro, na clínica , na academia?
Para se sentir bem , saudável , disposta e com a auto estima elevada , oras!! 

Sim , mas pra quê?
Pra se mostrar bonita pro seu amor, pra não recusar convites por vergonha da própria aparência, pra se sentir bem e segura no seu convívio social!

É nisso que eu acredito. Na beleza física dentro de um contexto maior. Não vaidade por vaidade, por narcisismo, por competição, para comparação.

Afinal existem tantas coisas mais importantes na vida!

E nada melhor do que sentir-se bem na própria pele (e no próprio corpo) para não se preocupar com vaidades e aparências, nos momentos em que a vida é muito mais importante que isso!!


blog de Luciane Ferreira




Foto retirada de pag. do Facebook


Existirá alguma  razão para a maior parte das mulheres serem vaidosas? Será que há uma resposta certa e cabal? 
Não me parece. Cada ser humano é diferente do outro. E só assim se compreende a grande e diversidade quantidade de perfumarias, institutos de beleza, boutiques e lojas de roupa e sapatos.

Na minha perspectiva, existem vários tipos de vaidade. Há aquelas que se enfeitam e passam horas no ginásio e/ou massagens para agradar aos outros. Parecerem bonitas,deslumbrantes para que os homens ou mulheres virem a cabeça quando passam.

Outras,para mim, mais seguras de si, usam os enfeites,a beleza corporal para agradarem a si próprias. Elas não precisam da aprovação de ninguém,mas sim para darem prazer a si próprias.
Vestem-se,perfumam-se, olham-se ao espelho e sentem-te felizes com a imagem reflectida.

E depois, há aquelas mulheres, tão indecisas que ,embora vaidosas, não sabem o que vestir . E por isso, seguem modas não adequadas à sua forma de corpo ,nem à idade, o que é pior, para mim. Usa-se, então ,visto !
Por isso, podem colocar em cima as peças mais caras que nada brilha...

Penso, que "a vaidade feminina" é mais um mito, algo tão antigo como o a Humanidade-. No fundo, creio que o que todas as mulheres desejam ,é sentirem-se bem consigo mesmas. 
Ninguém gosta de ter o cabelo desalinhado,as mãos e os pés gretados, ter uma gordura excessiva ...

In medium vírtus  est ( no meio está a virtude!) 

Há que ter atenção aos excessos : alimentação ginásio...para não se cair em extrema magreza,pensando que se tem um corpo perfeito. 

As verdadeiras mulheres não são perfeitas e muito menos têm um corpo perfeito !!!