domingo, 21 de junho de 2015

sol-1_xl.jpegsol simboliza a luz, o amor, a paixão, a vitalidade, o conhecimento, a juventude, o fogo, o poder, a realeza, a força, a perfeição, o nascimento, a morte, a ressurreição, a imortalidade.

Significados e Simbologias do Sol

Símbolo complexo, o sol é um elemento presente em muitas nas crenças, rituais e costumes desde a antiguidade, representando a força vital e o poder cósmico; e, por isso, esse símbolo está presente em muitos mitos da criação do mundo.
Símbolo da luz, o sol era considerado o norteador humano e em algumas tradições ele simbolizava o “Pai Universal”, aquele que rege e, portanto, é cultuado e adorado como um Deus. Na alquimia, o sol simboliza a perfeição e no oriente, para os chineses, o Sol representava o poder imperial. Para os japoneses ele está presente no emblema nacional, ou seja, na bandeira do país: uma bola de fogo que representa o sol nascente.
Além disso, alguns animais estão associados ao sol, como a águia, ave solar, emblema do Deus romano do Sol, que também representava o imperador, o poder e a força. Para os astecas, a ave era considerada o sol nascente, aquele que devora a serpente das trevas visto que a divindade do sol do meio-dia, Huitzilopochtli, é representada por uma águia com a serpente na boca; para os Maias, o sol era representado por um jaguar. Além disso, muitas flores representam o sol como lótus, o girassol, a maravilha, dentre outras.

Dicionário dos Símbolos